Como motivar seus funcionários? Aprenda com essas 5 dicas

Descobrir como motivar funcionários é um grande dilema nas empresas. Mais do que criar um ambiente de trabalho agradável, esse movimento ajuda a engajar os colaboradores, aumentar a produtividade e atingir as metas de faturamento que o negócio precisa.

Embora grande parte dos empresários acredite que aumentar salários seja a única forma de motivar os funcionários, existem várias outras formas de fazê-lo sem impactar na folha de pagamento. Com algumas atitudes, é possível inspirar os colaboradores a trabalharem mais, melhor e muito satisfeitos.

Confira algumas dessas possibilidades:

1. Seja um chefe mais humano

Uma diferença simples de atitude como portar-se de maneira mais calorosa e humana já pode deixar seus funcionários mais à vontade na empresa. Ter um chefe no estilo carrasco, que só cobra resultados e pressiona os colaboradores é um dos principais motivos de pedidos de demissão nas empresas.

Se você deseja modificar esse cenário, pode começar agindo como um líder. Procure conversar com seus funcionários, conhecê-los profundamente e fazer o que estiver ao seu alcance para melhorar a rotina de trabalho deles.

2. Preocupe-se com o bem-estar da equipe

Seguindo essa linha menos rígida, que preza pela humanização dos contatos entre chefes e colaboradores, demonstrar empatia pelos problemas que os colegas enfrentam é um dos fatores que incentivam o funcionário a gostar da empresa em que trabalha.

Além disso, preocupar-se com a saúde dos seus colaboradores também é uma forma de demonstrar cuidado com eles. Seja oferecendo planos de saúde, promovendo palestras educativas com o apoio da CIPA e até mesmo criando parcerias com academias para fornecer descontos, esse tipo de atitude é sempre bem-visto.

3. Proponha metas viáveis e simples

Definir metas pode ser uma forma prática e eficiente de liderar sua equipe para atingir um objetivo, porém, quando elas são baseadas em sonhos ousados, podem custar a motivação do trabalhador.

Ao definir objetivos, procure mensurar um número que a empresa tenha a possibilidade real de atingir. Ao ver um valor alcançável e palpável, os colaboradores se sentirão mais motivados a buscá-lo.

Da mesma forma, quando a meta é muito alta e o funcionário sabe que não conseguirá atingi-la, ele para de se esforçar, pois tem a impressão que o trabalho dele nunca vai ser o  suficiente para as expectativas da empresa.

Além disso, é importante passar as metas de maneira explicativa, certificando-se que todos os funcionários compreenderam o que está sendo proposto.

4. Incentive o aperfeiçoamento da equipe

Um colaborador que estuda para se tornar um profissional mais completo é motivado e interessado em fazer a empresa crescer. Ao incentivar esse tipo de atitude, você ganha com as informações do mercado que ele pode trazer e ele se sente mais valorizado.

O incentivo pode ser feito de várias formas: desde fornecer ajuda de custo para aqueles que desejarem fazer uma graduação ou pós até horários flexíveis para que os funcionários consigam conciliar os estudos.

Você também pode propor que seus funcionários façam cursos gratuitos on-line na área em que atuam, oferecendo a possibilidade deles fazerem as matérias no horário de trabalho.

5. Reconheça e gratifique para motivar funcionários

A melhor forma de valorizar os bons funcionários ainda é apelar para o bom e velho elogio. Quando eles estiverem no caminho certo, não deixe de fazer reuniões para felicitá-los em público, e sempre que possível ofereça um aumento ou uma promoção para aqueles que se destacarem.

Se não for possível ofertar uma recompensa em dinheiro, você pode sugerir que eles tenham um dia de folga ao terminar um grande projeto ou mesmo dar brindes em produtos da empresa para quem atingir as metas.

Quem ainda tem dúvida de como motivar funcionários pode seguir a seguinte dica: seja honesto e valorize o profissional que se dedica à sua empresa. Com criatividade, é possível inventar formas de fazer isso sem prejudicar o orçamento do negócio!

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *